sábado, 20 de abril de 2013

Por que ler?

Por que ler? 

Será que ler faz diferença na vida de alguém? 

O verbo "ler" - do latim legere - além de ler, também podia significar "colher", "recolher", "espiar", "reconhecer traços", "tomar", "roubar". Com tantos significados acho que ficou claro que ler é colher informações novas tanto para vida acadêmica como para uma conversa entre amigos. Ler é como viajar através das páginas numeras - o que pode, caso o livro for muito grande, causa preguiça em um leitor não muito ativo - e capas ilustradas.  
Ler faz com que as pessoas abram a mente para novas opiniões e vivencias de vida, faz com que uma conversa no pub fique muito mais interessante ao falar de livros já lidos; faz com que crianças adormeçam ao embalar da voz da mãe contando "Os Três Porquinhos". Ler é sim importante, ainda mais em um mundo como o de hoje que a internet e a tv nos deixam preguiçosos. Informações mastigadas e vomitadas pelos telejornais não são tão boas quanto de um bom e velho jornal de papel ou panfleto informativos. 
Se você lê, provavelmente você escreverá bem e terá uma ótima adquição na fala, além de uma ótima interpretação de texto.
O segredo de ler é começar pelas beiradas, pelos jornais, revistas e ir tomando gosto pela coisa. Quando você perceber vai estar amando viajar através de mais de trezentas páginas sem ilustrações. 
Se você já é um leitor ativo, sabe bem como é maravilhoso ler, se você não é, comece agora mesmo, você mal sabe o que está perdendo. 
"Um leitor inteligente descobre frequentemente nos escritos alheios perfeições outras que as que neles foram postas e percebidas pelo autor, e empresta-lhes sentidos e aspectos mais ricos."Fonte - EnsaiosAutor - Michel de Montaigne "  
Boa Leitura ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário